A Uber anunciou, na conferência Uber Elevate, que rolou em Tóquio na última quinta-feira (23), que cinco novos países receberão os testes de seus carros voadores: Austrália, Brasil, França, Índia e Japão. A iniciativa UberAir foi testada anteriormente em Dallas e Los Angeles e as nove cidades selecionadas para receberem o experimento foram escolhidas por representarem mercados interessantes para as soluções de tráfego que o projeto representa.
A empresa afirmou que já está em contato com os reguladores de voo dos cinco países selecionados, de forma que algumas das cidades listadas já venham a receber os voos-testes dentro dos próximos seis meses. As regiões atendidas pelos testes em cada uma das nações apontadas são: Austrália: Sydney e Melbourne; Brasil: Rio de Janeiro e cidades do Estado de São Paulo; França: Paris; Índia: Mumbai, Delhi e Bangalore; Japão: Tóquio.
Os critérios para a escolha dessas localidades foram variados e levaram em consideração aspectos como uma região metropolitana com mais de 2 milhões de pessoas e concentração de 2 mil pessoas por milha quadrada (cerca de 1,6 km²). A expectativa é de que os voos demonstrativos comecem em 2020 e a operação comercial tenha início em 2023. A ideia é que o UberAIR, como um táxi aéreo, permita que usuários peçam um voo com a mesma simplicidade que se pede um carro atualmente.
Além da concentração de pessoas, a empresa está procurando por um local policêntrico, isto é, que tenha diversos nós de congestionamento, onde uma solução aérea seria bem recebida. Outra característica buscada na cidade é um aeroporto cujo trajeto demore mais de uma hora até o centro.
Órgãos de regulação e planejadores urbanos dos cinco países já estão trabalhando em conjunto com a companhia para buscar soluções de desenvolvimento. A cidade escolhida será anunciada em seis meses – ou seja, até fevereiro de 2019.
E os veículos?
As aeronaves eVTOL, sigla em inglês que abrevia o termo “decolagem e aterrissagem vertical elétrica”, se assemelham a drones em tamanho família com suas múltiplas hélices, designs aerodinâmicos e baterias elétricas que usam alta tecnologia, desenvolvidas sob a supervisão de Celina Mikolajczak, chefe de engenharia da Uber que foi trazida da Tesla.
Na segunda conferência Uber Elevate em Los Angeles, que rolou em maio, a empresa apresentou seu primeiro projeto para um veículo eVTOL.
Atualmente, a Uber trabalha em parceria com empresas como a brasileira Embraer e a Aurora Flight Sciences, da Boeing para desenvolver os veículos.
O eCRM-003 é a solução da Uber para grandes cidades que não dispõem de longas pistas para aterrissagem e decolagem. Com quatro pares de hélices acionados por motores elétricos para criar elevação vertical, ele é capaz de atingir velocidades de 240 a 320 quilômetros por hora.
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