Uma má notícia para a seleção brasileira na Copa da Rússia. A equipe é a terceira colocada no ranking das prováveis campeãs, com 13,27% de probabilidade de levar a taça. Em segundo lugar, está a Bélgica, com 13,93% de chance. E, em primeiro lugar, está a Alemanha, a vilã do 7 a 1 na Copa de 2014, com 17,57% de chance de vencer o torneio.
A previsão é do Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), que reúne estatísticos das universidades de São Paulo (USP) e federais de São Carlos (UFSCar) e da Bahia (UFBA). Eles acertaram os primeiros e segundos colocados das últimas três copas (2006, 2010 e 2014).
Em 2014, o GMEE apontou corretamente que Alemanha e Argentina disputariam a final. Em 2010, que o último jogo seria entre Espanha e Holanda. E em 2006, entre Itália e França.
Já para a Copa da Rússia, a final mais provável entre todas as 446 possíveis é justamente Brasil x Alemanha, com 4,96% de probabilidade. Em seguida, a maior probabilidade é Alemanha x Bélgica (4,22%); Espanha x Bélgica (3,15%); Espanha x Brasil (3%); e França x Alemanha (2,87%).
O grupo utiliza um modelo probabilístico alimentado com dados objetivos, como o ranking de seleções elaborado pela FIFA, a distribuição das equipes pelos grupos da Copa, além de informações subjetivas, como opiniões de comentaristas esportivos e jogadores.
"Por meio desse modelo, 100.000 copas fictícias são simuladas e as trajetórias de todos os times são guardadas nesse banco", explica Francisco Louzada, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos e um dos coordenadores do GMEE. "A partir daí, podemos obter todas as probabilidades de interesse"
É possível acompanhar as previsões atualizadas na internet
Além das copas, o GMEE faz prognósticos dos torneios nacionais de futebol do Brasil (Brasileirão), Inglaterra (Premier League), Espanha (La Liga), Itália (Serie A) e Alemanha (Bundesliga).
Antes, os resultados do GMEE eram divulgados apenas em eventos ou em publicações científicas, conta Adriano Kamimura Suzuki, também do ICMC e integrante do grupo. "Mas, por se tratar de um assunto que desperta o interesse do público em geral, tivemos a ideia de criar um site, que batizamos de Previsão Esportiva", revela.
"A divulgação de nosso trabalho por meio desse site faz com que o torcedor tenha um contato com a estatística, interagindo com a metodologia, dando suporte ao seu aprendizado e interpretação dessa ciência de grande importância prática", completa Suzuki.
Na página, também foi criado um simulador, no qual é possível dar um palpite a respeito dos placares dos jogos. "Nessa situação, o internauta terá como resposta todas as chances das equipes alcançarem cada uma das etapas da fase eliminatória da Copa", diz Louzada.
CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário