Já imaginou pessoas ficarem de plantão 24 horas por dia para salvar vidas? Você, provavelmente, associou está frase há algum plantão hospitalar ou serviço médico, mas quem está realizando este plantão é um grupo de membros de uma igreja evangélica em Natal, no Rio Grande do Norte.
Eles acampam desde o dia 20 de abril na Ponte Newton Navarro, e até o momento impediram 16 pessoas de tirar a própria vida. A ideia surgiu após a Polícia Militar noticiar que um rapaz havia tentado pular da ponte. Autointitulados “Sentinelas de Cristo guardiões da ponte”, os voluntários utilizam rádios comunicadores e fazem turnos de vigília na ponte.
“A gente chega junto, oferece ajuda, conversa, ora e acompanhamos a pessoa até lá embaixo, onde um de nós ou mesmo a polícia, que passa muito por aqui, dá uma carona pra casa e entrega à família”, explica o voluntário Wellington Inácio de Mello Filo em entrevista ao portal ‘No Ar’, de Natal.
Eles ainda criaram um acampamento para repouso e refeições dos voluntários. “Quando identificamos um possível suicida, passamos uma mensagem por rádio a alguém que está no alto da ponte, passando as características físicas e vestimentas”, afirmou a voluntária Elisângela Leonês, em entrevista.
A ideia do grupo é permanecer na ponte por pelo menos 30 dias. Pessoas que se sensibilizaram com a iniciativa tem aparecido para auxiliar com as refeições ou outras necessidades. Os aparelhos de rádio, usados para comunicação entre os voluntários, e as motos usadas são originadas de doações.
Segundo a Polícia Militar, o local é constantemente procurado por quem deseja se suicidar. E por falta de efetivo policial na cidade, dificilmente são impedidos. De acordo com o assessor de comunicação da PM de Natal, Tenente Coronel Franco, o trabalho feito pelos voluntários da igreja evangélica é louvável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário