A
companhia aérea Azul, a terceira maior companhia aérea do país, assinou
acordo para a compra da Avianca Brasil, que está em recuperação
judicial, por US$ 105 milhões (R$ 406 milhões).
O
negócio envolve certificado de operador aéreo, 30 aviões e 70 slots
(autorizações de pousos e decolagens) e será feito por meio de uma UPI
(Unidade Produtiva Isolada) a ser formada para reunir esses ativos.
"Destacamos
que o acordo é não vinculante e que o processo de aquisição da UPI está
sujeito à uma série de condições como a conclusão de um processo de
diligência, a aprovação de órgãos reguladores e credores, assim como a
conclusão do processo de Recuperação Judicial. A expectativa é que esse
processo dure até três meses", afirmou a Azul.
O
acordo envolve 75% dos aviões da Avianca Brasil. Em crise, a empresa
devolveu 7 dos 47 aviões que tinha após entrar em recuperação judicial.
Três dos aviões devolvidos já estavam com a Azul.
As
aeronaves passaram a ser devolvidas em dezembro, quando a companhia se
desentendeu com empresas arrendadoras de aviões e pediu recuperação
judicial para estancar as dívidas e as tentativas que essas arrendadoras
vinham fazendo para retomar parte da frota.
A
Azul já tinha um interesse antigo de elevar a participação dos A320neo
–modelo que a Avianca opera– em sua frota, mas em fevereiro divulgou
comunicado afirmando que decidiu acelerar os planos de renovação do
portfólio.
Segundo a agência de
notícias Reuters, o negócio envolve todos os slots da Avianca Brasil nos
aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) e cerca de metade
deles em Guarulhos (SP).
Com isso, a
Azul vai elevar seu número de slots em Congonhas de 13 para 34, caso o
negócio seja aprovado pelas autoridades regulatórias e de defesa da
concorrência. Atualmente, Gol e Latam possuem cerca de 130 slots cada
uma em Congonhas, segundo uma pessoa ouvida pela Reuters.
O
acordo não vinculante, no valor de 105 milhões de dólares, vai elevar
os slots da Azul em Congonhas, um dos mais movimentados do país, de 13
para 34, se aprovado por autoridades regulatórias e de defesa da
concorrência. Atualmente, Gol e Latam possuem cerca de 130 slots cada
uma em Congonhas, disse a fonte.
Por volta de 10h15, as ações da Azul disparavam 5,8% na Bolsa paulista, enquanto os papéis da Gol caíam 1,8%.
Azul
assina acordo para adquirir ativos da Avianca Brasil Amanda
Perobelli/UOL Avião da Azul em Guarulhos Na semana passada, a Avianca
precisou fazer um pouso técnico durante um voo de Guarulhos para Miami
porque deixou de pagar taxa de sobrevoo do espaço aéreo de Cuba, ficando
impedida de atravessar a ilha.
Sem
poder sobrevoar Cuba no voo para Miami, o avião teria de contornar a
ilha, mas o tanque de combustível não seria suficiente porque isso
aumentaria o trajeto. Foi necessário, portanto, pousar em Porto Rico
para abastecer.
O pouso, no entanto,
elevou o tempo de serviço da tripulação e bateu o limite de horas de
trabalho permitido para pilotos e comissários em voos.
Na quinta-feira (7), empresa também divulgou um comunicado sobre atraso de pagamento de funcionários.
Fonte: Folhapress
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