Os 23,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham um salário mínimo começaram a receber, a partir desta sexta-feira (25), o valor reajustado de R$ 998. O primeiro pagamento – com o aumento de R$ 44 – foi feito aos segurados com cartão de pagamento terminado em 1. Na segunda-feira (28), será a vez do grupo 2, e assim sucessivamente, até 7 de fevereiro (grupo 0).
A correção para quem ganha o piso nacional equivale a 4,61%. O governo federal chegou a esse percentual a partir de uma projeção de inflação feita em dezembro, considerando uma estimativa de INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 3,29%. Além disso, considerou-se a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes (2017), de 1%, mais um resíduo que deixou de ser aplicado no ano passado, pelo governo de Michel Temer.
Já os 11,7 milhões de segurados do INSS que recebem acima do mínimo nacional terão correção de 3,43%, já considerando o INPC fechado de janeiro a dezembro de 2019, anunciado oficialmente em 11 de janeiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesse caso, o pagamento dos vencimentos reajustados será feito de 1º a 7 de fevereiro (dois grupos por dia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário