Após entrar com petição junto ao Tribunal Regional Eleitoral, o candidato a senador pelo PSB, Wilson Martins, garantiu o direito de acesso aos dados da pesquisa realizada pelo Instituto Real Big Data que deveria ser divulgada nesta quarta-feira (03/10), o que não ocorreu.
Registrada no TRE com o número PI-06159/2018. Em consulta ao site da Justiça Eleitoral, vê-se que a pesquisa foi contratada e paga pelo próprio instituto “Real Time Big Data Gestão de Dados LTDA”. Foi realizada no dia 2 de outubro, ouvindo 1.200 eleitores. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança de 95%.
E o resultado surpreende, por trazer um cenário completamente diferente do que vem sendo divulgado nos últimos dias por institutos como Opinar, Amostragem, e também da última pesquisa Ibope no Piauí. Ao invés da possibilidade de um segundo turno com Dr. Pessoa (SD), a pesquisa do Real Big Data traz o candidato Luciano Nunes (PSDB) em segundo lugar, atrás apenas de Wellington Dias (PT).

E se de um lado a oposição liderada pelo tucano Luciano
comemorou os números, a ala governista vem apostando em
erro no levantamento, justamente por ser até agora o que
traz um cenário de segundo turno sem Dr. Pessoa.
comemorou os números, a ala governista vem apostando em
erro no levantamento, justamente por ser até agora o que
traz um cenário de segundo turno sem Dr. Pessoa.
Divulgação gera controvérsia
Tão logo tornada pública no processo, a pesquisa começou a
circular nas redes sociais e chegou a ser divulgada pelos
andidatos da coligação “Piauí de Verdade”, encabeçada
por Luciano Nunes, que trouxe os números em seus perfis oficiais.
circular nas redes sociais e chegou a ser divulgada pelos
andidatos da coligação “Piauí de Verdade”, encabeçada
por Luciano Nunes, que trouxe os números em seus perfis oficiais.
E a TV Antena 10, que divulgou a primeira pesquisa
Real Big Data, na semana passada, se manifestou em
nota assinada pelo seu presidente, Cláudio Tajra,
firmando: “Não somos responsáveis, não tomamos
conhecimento de citada pesquisa e não fomos
contactados para a sua divulgação, portanto, desautorizamos
quaisquer pessoas a anexarem nossa marca a divulgações
de números, seja em redes sociais ou em veículos de
comunicação convencionais”.
Real Big Data, na semana passada, se manifestou em
nota assinada pelo seu presidente, Cláudio Tajra,
firmando: “Não somos responsáveis, não tomamos
conhecimento de citada pesquisa e não fomos
contactados para a sua divulgação, portanto, desautorizamos
quaisquer pessoas a anexarem nossa marca a divulgações
de números, seja em redes sociais ou em veículos de
comunicação convencionais”.
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