quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Há mais eleitores analfabetos do que com ensino superior no Piauí

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Piauí tem 2.370.894 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Deste total, o número de eleitores analfabetos supera o daqueles que possuem ensino superior no estado, com 221 mil e 184 mil, respectivamente. 
As informações são oriundas do Cadastro Eleitoral, banco de dados oficial sobre o eleitorado brasileiro, e referem-se às estatísticas auditadas até o final de julho após o fechamento do cadastro, no dia 9 de maio. Este ano, além de eleger o novo presidente da República, os brasileiros em dia com a Justiça Eleitoral vão escolher deputados federais, deputados estaduais, dois senadores e o governador.
Segundo a pesquisa, o número de eleitores que poderão participar do pleito deste ano é inferior ao de 2016, quando 2.382.701 eleitores estavam aptos a votar no estado, representando uma diminuição de 12 mil eleitores. Os dados mostram ainda que a quantidade de eleitoras do gênero feminino é maior do que o de eleitores do gênero masculino, representando 51,8%.
De acordo com o TSE, o perfil do eleitorado piauiense é composto majoritariamente por eleitores na faixa etária de 25 a 39 anos, correspondendo a cerca de 33% do total. Do total de aptos a votar, mais de 563 mil possuem o ensino fundamental incompleto e 377 mil apenas leem e escrevem. Enquanto o número de eleitores com o ensino médio completo é de aproximadamente 472 mil. Já em relação ao estado civil, quase 1,5 milhão de eleitores são solteiros e 772 mil são casados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário